Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

16.Jun.20

TOPONÍMIA DA MONTANHA - ORIGEM E SIGNIFICADO DE VALE SERRÃO

Júlio Cortez Fernandes

Vale Serrão, aldeia da Freguesia de Pampilhosa da Serra, está situada na encosta sul da montanha do Cabeço da Urra, a  altitude média de 530 metros  de onde se desfruta panorama esplendoroso, dos meandros do vale do curso médio do Rio Zêzere, da Vila de Álvaro, alcandroada no espinhaço da colina, e imponente cordilheira da serra de Alvéolos, antigamente albergou a frondosa e cerrada mata , de castanheiros e carvalhos seculares.

Orago da povoação é Nossa Senhora das Preces. Visitei a aldeia, algumas vezes, no passado,lembro uma delas, para acompanhar , minha tia avó materna , Patrocinia Mota, da Aldeia Cimeira, desejava rever uma Irmã, Encarnação, vivia na localidade desde que pelo casamento para lá se retirou.

Acerca de Vale Serrão poderia escrever muito, porque há temas e assuntos para isso.Nesta ocasião, não irei cingir-me ao topónimo, fácil decifrar o significado de Vale Serrão; é óbvio.

Interessante, discorrer acerca da origem do povoado.Vale Serrão, no século XVIII,era terra de gente abastada, com fortunas consideraveis.De onde provinha abastança ?.

Perto de Vale Serrão há  pequeno lugar, de nome TRAVESSA,  significando  sitio onde negociam, transaccionam, clandestinamente, géneros alimentares ou outras mercadorias de fácil venda,muito necessárias ;local alguém se atravessava  ficando com a carga dos almocreves, e dos barqueiros do rio, para não chegarem ao destino,  assim provocarem falta, e aumento dos preços.

No atravessamento,actividade permitida por lei, atravessador exercia função  de intermediário  especulador.

A Travessa, fica perto da aldeia de Maria Gomes, durante séculos, pertenceu eclesiasticamente a Alvaro, portanto ao Priorado do Crato, da Ordem Militar de Malta,

Receando, problemas com gente tão poderosa, transferiram, negócio de atravessar, para novo local, fora de qualquer jurisdição dos senhores priores do Crato.

Vale Serrão, progrediu graças ao engenho e arte de seus moradores,  negociando por atacado, açambarcando géneros alimentícios, trigo , centeio  e mais tarde milho, e outras mercadorias, para rarearem nos mercados da Pampilhosa e de Alvaro,depois revenderem com lucro garantido, amealhando fortunas.

Hoje deste modo de vida, nada resta, Vale Serrão, conserva poucos habitantes, da antiga grandeza , fica esta " memória ".

valserrao.jpg