Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

05.Abr.20

TOPONÍMIA DA MONTANHA - ORIGEM E SIGNIFICADO DE SIGNO - SAMO

Júlio Cortez Fernandes

 

Neste espaço dei a conhecer origem do nome " Lobatos " aldeia do alfoz da vila da Pampilhosa da Serra,rincão do qual guardo ternas memórias da infância.

Prometi na ocasião, escrever apontamento semelhante acerca da aldeia do Signo Samo,terra da naturalidade de uma nossa avoenga Isabel Bernarda Antunes.Promessas são para cumprir, sendo assim aqui estou nessa tarefa.

Confesso gosto do Signo Samo, e considero pitoresca e agradável a sua posição geográfica com horizontes dilatados para o vale do rio Zêzere

 Nome tem sido motivo de várias interpretações, fantasiosas , algumas com conotações, mágicas e semitas.

O resultado das investigações levei a cabo , permitiram sem margem para dúvidas afirmar povoamento, teve origem na tribo dos  " lowatas " tal tal sucedeu com Lobatos e lobatinhos, aldeias próximas.

Signo-Samo, povação sendo conhecida, antigamente, por Signo-Saimão, recebeu nome por estar situada na encosta do monte designado desde período remoto como " montem qui vocatur signo salomon "  ou seja , monte a que chamam signo - saimão.

Esta elevação ainda hoje está numa extrema importante, pois aqui passa a linha demarcação dos concelhos de Oleiros e Pampilhosa da Serra.

Para vincar pertença foi colocado marco, no qual se inscreveu  símbolo, hexalfa ou estrela de seis pontas, para assinalar a extrema, qual  "assinatura " simbólica, de idêntico valor ao que mais tarde se irá chamar "assinar de cruz ".

Os berberes Lovatas, consideravam a estrela de seis pontas marca importante e sagrada..

Nada de quebranto , feitiçarias ou reminiscências judaicas, na encosta virada a norte existem, os vales do Signo Samo, e de Arca, este ultimo, onde havia construção de pedra, forma  quadrangular,  junto de nascente, " arca de água ".

O monte existia antes do povoado; assim dele provém o topónimo;Signo -Samo  significa aldeia do monte com mesmo nome.

A altitude da elevação 727 metros acima do nível do mar, fica adiante do cruzamento da estrada na direcção dos Lobatos 

 

asig.jpg

 

 

  

2 comentários

Comentar post