Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

30.Abr.20

TERRA AONDE VINHAM MISSIONÁRIOS

Júlio Cortez Fernandes

Entre  final da década 1920, inicio da de 1930, a Vila de Pampilhosa, era classificada como espécie de " sertão africano" para onde se enviavam perseguidos políticos,condenados a pena de fixação de residência ;a terra  considerada local degredo interno.Tal facto originava protestos da Câmara Municipal, talvez por isso, hierarquia da Igreja Católica, enviava a estas paragens, missionários para elucidarem o povo.

Iniciada  dia 29 de Junho de 1930,decorreu na vila missão religiosa,com intervenção de dois pregadores, os Padres Ferreira, e Campos , da diocese do Porto. 

Aqueles sacerdotes sendo grandes oradores, as suas oratórias prendiam a atenção do povo. Condições meteorológicas,  favoráveis, de inicio do Verão  tempo das cerejas, e regas do milho.Havia mais disponibilidade por parte dos crentes.

 Fieis vindos de todas  aldeias da freguesia afluiam em grande numero a igreja Matriz onde rezavam o terço, e escutavam os inspirados missionários.   

Durante algumas noites havia procissões de velas, com recitação do rosário  que percorriam  ruas da vila, circundantes a igreja.

Quem participava regressava a casa se possível com mais fé ainda, tão profunda a impressão causada; para lembrar aos vindouros, relevante acontecimento, pároco da freguesia padre Aníbal, decidiu mandar colocar  no Cabeço de Nossa Senhora de Fátima, sitio sobranceiro a vila; cruzeiro recordando frutuosa missão; que terminou a 13 de Julho .

No cabeço existem agora três cruzes,simbolizando  Calvário de Cristo. A  do centro do conjunto é o cruzeiro " missionário "  há precisamente 90 anos se ergueu, sendo naquela época avistavel léguas em redor, transformou-se num símbolo recordatório quando Pampilhosa da Serra foi terra de  "missão". Quem diria. ?

PC056109.JPG

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.