Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

05.Dez.19

SOLITÁRIO OU SALUTÁRIO ?

Júlio Cortez Fernandes

A carta militar de Portugal escala 1/25000, é trabalho de grande mérito e honra quem mandou executar e quantos participaram na concretização do projecto.

No aspecto toponímico, as folhas que compõem o mapa apresentam muitas incorrecções, designadamente no concelho de Pampilhosa da Serra. A quadricula nº 253, apresenta relativamente a descrição da envolvente a vila:

asiltario2.jpg

Deparamos com nomes incorrectos, onde deveríamos ler: Boguela, aparece  Boguelas, Modeiros em vez de Lodeiros. Estes são de somenos importância. Há um cuja nomenclatura, muda radicalmente significado do sitio.

Estou-me a reportar a Vale Solitário. Este topónimo não existe nem nunca existiu, o nome correcto é Vale do Salutário, como já algumas ocasiões escrevi, sempre deveria ter sido assim, pelo menos  desde 1763.

asalutario.jpg

O Vale do Salutário , é assim porque no local durante vários séculos, esteve instalada leprosaria e hospital de apoio a viajantes e também para servir de quarentena, a quem pretendia entrar na Vila nas ocasiões de fenómenos epidémicos, estava proibido pelas autoridades do burgo.

Salutário: significa, benéfico para a conservação ou recuperação da saúde, as casas ficavam numa barroca ou vale, daí o nome: Vale do Salutário

Este exemplo, chama atenção para o cuidado devemos ter sempre que consultamos as fontes documentais, mesmo de índole oficial e irrepreensível aspecto gráfico. O ditado popular está correcto "no melhor pano cai a nódoa".