Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

31.Jul.20

SANTA LUZIA; NA SUA CAPELINHA PASSOU TER " COMPANHIA "

Júlio Cortez Fernandes

A capela de Santa Luzia , edificada na inóspida paragem dos penedos da antiga " lapa do Vidual ",para cumprimento de  promessa de nosso conterrâneo, natural de uma aldeia próxima, estaria na origem do nome atribuição a Barragem levantada pela Companhia Eléctrica das Beiras,( C. E.B )no inicio da década 1940. precisamente no Cabril do Vidual, tudo isto, no Concelho de Pampilhosa da Serra.

Parece qualidade dos materiais utilizados, na construção do pequeno templo. não seriam da mais apurada. Assim a orada, foi ficando cada vez mais decrépita.

Há 65 anos,  idade que qualquer mortal, anseia  reforma depois de cansativa vida de trabalho, também a capelinha, passados 30 anos sobre a inicial  "casinha ", precisava de  "reformas ".

Assim aconteceu; Companhia, decidiu. promover obras, seriam inauguradas em Setembro de 1955, com pompa e circunstancia.Não se tratou de simples,recuperação, a C. E. B,  aproveitou ensejo, e decidiu vincar quem de facto era agora proprietário do templo.

Recordo no nosso tempo de infância, pelas serranias da Pampilhosa, existia no povo católico,  devoção sincera  Santa Filomena, muito popular nesses idos.

Na igreja Matriz da Pampilhosa , se não falha a memória, num dos altares da capela mor, a par de São João de Brito e Beato Nuno Alvares Pereira,existia imagem daquela Santa.

Quem sabe , por essa razão os responsáveis da Companhia, decidiram colocar, Santa Filomena, na Capela, sendo a veneranda imagem benzida, na ocasião em que foram concluidas as obras de restauro. Deste modo , desde então a capela, alberga duas imagens. Não sei se ainda será assim, confesso, embora tendo passado algumas vezes pelo local numa franqueei a porta do templo.

Em boa verdade a capela passou desde 1955, ser  de Santa Luzia, e Santa Filomena.