SANTA ANA E SUA CAPELA NA " SOALHEIRA "
A povoação dos Lobatos,aldeia na freguesia e concelho de Pampilhosa da Serra, foi antigamente, única a possuir capela, onde afluíam habitantes das povoações vizinhas de Lobatinhos, Signo - Samo, e Sobral Magno, sobral grande , devido as gigantescas sobreiras nele cresciam, por corrupetela, deu... Sobral Magro.
Todas estas localidades,situadas em encosta da montanha ensolarada , virada ao Sul, eram conhecidas pelos " povos " da Soalheira.
Quando em criança fui pela primeira vez aos Lobatos, lembro ter visitado a capela de Santa Ana, edificada no " fundo " da aldeia, edifício ao tempo alindado com acolhedor alpendre, derrubado quando reconstruiram a centenária capelinha , na década 80 do século XX.
No interior somente existia uma imagem, a da Santa. Da capela partia caminho atravessando denso esteval, até aos Lobatinhos. Recordo ter passado por aí quando visitei , Ti Ana moradora naquela aldeia e viúva de irmão da nossa avó Emília; a casa tinha escadaria de pedra para acesso ao primeiro andar, onde a senhora de luto carregado me esperava sentada num banquinho de madeira.Foi muito carinhosa para comigo, nunca mais esqueci o momento.
A entrada dos Lobatinhos ficava fonte de chafurdo,com aspecto sombrio, e agua escura; só mais tarde tomei consciência do perigo devia representar para a saúde pública. Quem sabe os moradores nos Lobatinhos , não teriam protecção divina por intermédio de Santa Ana ?!.
A primitiva capela , confrontava a nascente com herdeiros de José Garcia,poente com Manuel Fernandes, norte Francisco Antunes, e a sul igualmente Manuel Fernandes.Cito como curiosidade, talvez interesse alguém tal pormenor.
Pronto quedo-me por aqui. Deixo imagem da " orada " actual