Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

21.Jun.20

PROVA INEQUÍVOCA DA FORÇA DO REGIONALISMO

Júlio Cortez Fernandes

O povo da aldeia de Vidual de Cima, sede da antiga freguesia do mesmo nome,viu aguas da albufeira da barragem de Santa Luzia, afogarem para sempre o Vidual de Baixo, assistiu ao choro e raiva dos habitantes daquela terra , perante  saque dos seus parcos pertences, sem dó nem piedade ,para satisfazer, a gula capitalista ciosa de lucros fabulosos; e sem apoio do Estado, que os deveria ter protegido.

Destruídas as melhores terras de cultivo, do Vidual de Cima, os Vidualenses , banhados pela água ,da albufeira, a escassos quilómetros da central, produtora de energia, tiveram esperar cerca de vinte anos, chegasse a luz eléctrica ao povoado.

avidu2.jpg

Em 14 de Junho de 1964, radioso Domingo, seguinte ao dia da festa do seu Santo António , padroeiro do Vidual, graças ao empenho da sua Liga de Melhoramentos, que angariou a quantia de 80.000, escudos, oitenta contos , como se dizia na época, quantia significativa, pagou a maior parte do custo da obra de electrificação do burgo.

Presidiu as solenidades, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Henriques da Cunha; em nome da autarquia prometeu 14.000 , escudos para ajudar a pagar a obra,

 Autarca e muito povo, dirigiram-se para o sitio da Lomba, onde ficava   posto de transformação eléctrico,seria benzido, pelo pároco da freguesia Padre José Salvador Almeida.O presidente da Câmara , cortou a fita simbólica, energia seria ligada pelos Engenheiro Manuel Lemos da Companhia Eléctrica das Beiras,  e ilustre vidualense Professor José Nunes Brito.

Num ápice as lampadas da iluminação publica acenderam,perante grande emoção e jubilosa alegria de todo povo, na maioria dos olhos de quem assistia brotaram  lágrimas .

 Data memorável, para os habitantes do Vidual de Cima ; graças a união em torno da Liga de Melhoramentos do Vidual, modelar exemplo da força e capacidade de realização do movimento regionalista, conseguiram aquilo  já deveriam ter há muito, por direito, Luz eléctrica.

Os penedos do Carvalhão nunca mais seriam sombras medonhas nas noites sem luar.

Barragem de Santa Luzia.bmp

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.