PROCISSÃO INÉDITA NA VILA
Confinado,parece capacidade recordar factos ocorridos em tempo já longínquo,ganha mais acuidade.
Outubro de 1959, imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, passou pela Paróquia de Pampilhosa da Serra , onde permaneceu durante uma semana,na qual se realizaram na vila, e toda a freguesia,actos de oração e pregações em honra da Virgem de Fátima.
Com presença dos Bispos da Diocese de Coimbra, celebrações apesar das condições climatéricas terem sido adversas; choveu muito e a ventania causou estragos nas ornamentações, e iluminação que alindavam as ruas , nada arrefeceu entusiasmo e devoção mariana do povo .
Quinta-Feira 8 de Outubro,apesar dos cerrados aguaceiros, intermitentes, realizou-se procissão das velas, além dos fieis no cortejo havia traços luminosos de velas , nas janelas , nos muros, em todo lado, espectáculo feérico na noite escura foi deslumbrante.
A procissão percorreu trajecto inédito; não sei se voltou alguma vez mais ocorrer.Saindo da Igreja Matriz, a imagem de Nossa Senhora de Fátima,passou pela rua Rangel de Lima, até ao ribeiro, seguindo a praça, rua da Quinta,rua do Pedregal, subindo depois a Misericórdia, chegando ao Barreiro, passou perto da casa do nosso avô João Carloto, já na altura,incapaz de ir a igreja , chorou comovido quando imagem parou junto a oliveira onde sentado esperava a procissão. Até ao fim nunca esqueceu esse momento.
Cortejo avançou para Rua do Calvário na Burrieira, desceu Rua de São Pedro, na casa branca, voltou direcção Misericórdia, passou frente a casa do Ti Zé Dias, na Praça , seguiu para lado casa de José Augusto Barata, direito a Aldeia Velha, eira de Santo António, atravessando a Ribeira , nas passadoiras de Santo António. numa ponte de madeira , construida para o efeito, rumando a Foz da Moira, estrada de Coimbra, Avenida , largo do Mercado, São Pedro, Rua do Perrinho, de novo largo da Feira,até a igreja , onde tudo se concluiu com vibrante aclamação da multidão .
Foi tal impressão causada; durante muito tempo se não falava de outra coisa na vila de Pampilhosa da Serra, nunca tal procissão se fizera. Diziam Nossa Senhora , merece tudo.E assim foi....
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.