Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

07.Jan.21

PRIVILÉGIO ALDEÃO

Júlio Cortez Fernandes

As pequenas comunidades aldeãs, principalmente as residentes nas  aldeias situadas em montanhas ermas,dispuseram desde tempos imemoriais possibilidade de usufruírem dos terrenos envolventes, onde apascentavam rebanhos, recolhiam lenha para  "fogueiras " das habitações, ou ainda surribando encostas, realizavam cavadas para semeadura de cereal, panificável,maioritariamente,centeio.

A palha era usada também como enxerga das camas rudimentares onde os serranos buscavam algum repouso,no final do penoso e nem sempre produtivo dia de trabalho.

Nas aldeias do Concelho de Pampilhosa da Serra, esses terrenos de fruição, comum, denominavam-se baldios.

Na aldeia Decabelos, na freguesia de Pampilhosa,verifiquei  existiu não um baldio mas outro tipo de direito do povo da povoação.

Demonstrei noutros apontamentos,a singularidade do povoado. Fundado por clérigos,os quais tiveram preocupação de somente aceitarem como vizinhos, cristãos sinceramente devotos,  praticantes da religião Católica.

Esta particularidade, originou os habitantes da Vila e das aldeias circunvizinhas,passarem a apelidar os moradores Decabelenses de " beatos", facto até motivou aparecimento de apelido homónimo numa família da localidade.

Os monges fundadores, preocuparam-se em garantir, os terrenos dos vales e lombas em torno da aldeia desde a Ribeira, ao cume da montanha, ficassem, por " Prazo indeterminado " para beneficio das gentes da aldeia.

Nasceu assim o "prazo de Decabelos".Nunca  ouvi dizer, aqui havia um baldio.O prazo seria abolido pelo governo do Estado Novo, em 1939, ao mesmo tempo que todos os baldios do concelho, passaram para administração das autarquias.

Não houve respeito pela particular excepção que representava o caso de Decabelos, como seria justo, tivesse sido considerado.

O prazo era para " todo sempre " afinal, também neste caso, houve um fim,sem razão é certo, mas acabou de modo inglório, o privilégio aldeão.

Capelinha dedicada a Nossa Senhora da Lapa em Decabelos

decabelos 1.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.