POMBAL DA VILA
Dos sítios cercanos a vila de Pampilhosa da Serra, um pela situação e visibilidade sempre me fascinou.
Recordo sendo miúdo passava tempo com meu pai , e nosso tio Zé Carloto, lagareiros no Lagar de Cima; quando assomava a porta da levada, deparava fronteira, caiada e vistosa a casa do pombal.
Lembro nessa altura, não seria habitada,depois foi comprada e ultimamente morava lá uma família. Isso é de somenos importância para dar a conhecer a história do sitio.
Até meados do século XIX, antes do telegrafo ter chegado a Pampilhosa; comunicações com o exterior além do serviço de correio, faziam-se utilizando, pombos , para cujo poiso e criação existia a cargo do Município, instalação denominada, " pombal ", em lugar adequado próximo da vila virado a sul ensolarado e abrigado , igualmente de fácil vigilância.
Na Pampilhosa da Serra, sitio escolhido, era onde encontramos actualmente a moradia.
Terminada a utilidade das aves mensageiras, venderam o terreno, novo proprietário, demoliu pombal, construindo casa, junto a caminho da vila seguia para Pescanseco, e Praçais, pela lomba, antes da construção em 1895 da ponte de entre as águas, sobre a Ribeira de Praçais.
A ponte de madeira , denominada da Covilhã, era percurso pedonal direcção aldeia de Sobral Valado e também ao alto Concelho.Isso é outra história.
Hoje quedo-me no antigo pombal, de onde podemos admirar belissimo panorama da Vila, apesar mesmo defronte,outro lado da ribeira, ficar cemitério de São Sebastião .
A casa do pombal vista de longe.