Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

07.Mar.22

PAMPILHOSA NO PRINCIPIO I

Júlio Cortez Fernandes

Fica demonstrado o limite da herdade medieval de Pedrogão,ficava localizado no Signo-Samo, actualmente freguesia de Pampilhosa da Serra, e não hipoteticamente em Pedrogão Pequeno, ou no alto das Mestras, concelho de Góis, como pretendem erradamente alguns investigadores.

Igualmente se confirma, a hipótese formulada dos ilustres intelectuais Professores Orlando Ribeiro e Ruy Azevedo,o território do antigo concelho da Pampilhosa,pertencia a herdade doada por D. Afonso Henriques em 1135.

Como sabemos, um dos beneficiados com a mercê régia,era Monio Martins. Segundo Professor Leite Vasconcelos, o topónimo Moninho, deriva daquele apelido. Deste modo a aldeia de Moninho teria sido fundada por Monio Martins. A intenção seria a de preservar e guardar uma das extremas do seu domínio.

Curiosamente, na outra extremidade da herdade, perto da nascente da Ribeira de Alge, freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos encontramos, duas localidades denominadas Moninhos Cimeiros e Moninhos Fundeiros; muito provavelmente terão tido a mesma origem do " nosso " Moninho.

Estamos esclarecidos. quanto aos limites da herdade de Pedrogão, e a sua grande extensão; e também inclusão da região da vila de Pampilhosa da Serra, no território daquele latifúndio medieval.

Moninho da Pampilhosa visto desde Cabeço da Urra

amoni.JPG