Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

26.Fev.22

PAMPILHOSA - NO PRINCIPIO . A MEMÓRIA DE MEU PAI (1922-2022)

Júlio Cortez Fernandes

Prometido é devido.Vou iniciar serie de apontamentos,relativos ao período durante o qual, de facto,começou a história da nossa querida Vila de Pampilhosa da Serra.

Inicialmente, território do concelho, fazia parte da grande herdade de Pedrogão, doada por D. Afonso Henriques em 1135, a dois fidalgos Monio Martins e Fernando Martins.Esta pertença aquele latifúndio, foi revelada  pelo Professor Orlando Ribeiro, e Rui Azevedo, sendo contestada sem fundamento por outros, como iremos demonstrar.

Os limites do enorme domínio eram descritos assim: " Habet enim terminus montem qui vocatur SIGNUM SALOMONIS,et inde per cimallas de Alvares oc deinde per cimallas de  Sonier et inde per cimallas de Amioso oc deinceps per cimallas de Squalos et inde per cimalias de Salzedas e per cimallas de Nadavi oc deind ad monasterium de Algia quomodo cocludit Algia cum Unzezar et inde primus incoavit".

Em tradução livre, estava escrito, a propriedade " tem limites pelo monte que hoje chamam Signo Samo, daí pelas cumeadas de Alvares, e pelas de Sonier(?), de Amioso. Escalos, Salzedas e de Ana de Avis, ao mosteiro, de Alge, e descendo pela ribeira até a foz de (de Alge),no Zêzere, e dai vai pelo mesmo rio até ao ponto onde começou.

Sem dúvida este Signo Samo,reporta-se ao lugar do mesmo nome, freguesia de Pampilhosa da Serra,  nesta data não existiria a povoação que deu origem a nossa terra, porque contrariamente a diversos topónimos citados no documento, não encontramos Pampilhosa.

Contribuindo para consolidar a nossa convicção no monte Signo Samo,tem inicio o Vale de Arca.Concordando com insigne historiador Alberto Sampaio, nos seus  Estudos Económicos " As vilas do Norte de Portugal" I volume,paginas 41 e 42 ( arca era um marco especial. composto de quatro paredes...que os agrimensores edificavam nos quadrifinios e perto das nascentes...estas arcas não se devem entender como monumentos pré-históricos... porque foram expressamente construidas para servirem de marcos, e por isso não podiam ser outras senão as dos agrimensores romanos).

Signo Samo, como já referi neste blogue seria local importante na delimitação do enorme latifúndio romano,denominado Herdade de Pedrogão.Vou continuar hoje quedo por aqui.. Mapa de Portugal elaborado pela entidade militar é elucidativo.

averda.JPG

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.