Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

29.Jun.21

ONDE PRIMEIRO SE CULTIVOU MILHO NA VILA

Júlio Cortez Fernandes

 Referindo  a época quando foi introduzido cultivo de milho na região da Pampilhosa, escrevi recentemente  texto neste blogue

Retomando a temática,gostaria de realçar  importância da farinha daquele cereal, na melhoria da dieta alimentar das populações serranas. Centeio ao longo de séculos principal origem do pão consumido pelas gentes da montanha,  seria suplantado pelo de  milho, a broa.

Todavia além da broa passou, igualmente, ser apreciada outra " iguaria ", muito ,confeccionada com farinha de milho, textura mais grossa papas, ou CAROLOS.

Para se obter a farinha para os carolos, era preciso levantar mó móvel dos moinhos,  assim o cereal era " estroçoado ", resultando da moenda, farinha grossa, própria para as papas.

Normalmente, as papas depois de cozidas eram vazadas  em prato de louça meio fundo deixando arrefecer em local ventilado; nossa avó materna , colocava sobre as papas uma gaze para proteger dos insectos.

Quando estava suficientemente esfriado, ficava espécie de pudim, sobre os carolos, usavam barrar com mel. Uma delicia, e boa alimentação.

O milho cereal cultivado obrigat´riamente  em regadio, começou ser semeado em locais onde existisse agua.

Segundo documentação do nosso arquivo, na Pampilhosa e arredores, o milho, por volta de 1785, passou ser cultivado, nos seguintes , locais.

 BOTELHEIRAS ,  BORDALO , CORGAS MATOSAS,  COVANCAS ,RIBEIRA DE PRAÇAIS, RIBEIRA DE MONINHO, REBEÇA, VALE DO ABUTRE, VALE COVO , VALE DAS  COLMEIAS, VALE DA SERRA, VALE DO PEREIRO,  VARZINAS,e no POMAR.

Conheço  localização de quase todos estes sítios. O cultivo expandiu-se para outros locais; a partir de 1850, com a construção de " lodeiros " e levadas  para a margem da Ribeira, e também para , barrocas onde se ergueram  "açudes".

Ficará para a próxima falar desses aspectos. O milho foi uma bênção permitiu  alimentação mais substancial as gentes da nossa terra.

Foto exemplo de campos para cultivo de milho, na Ribeira de Praçais

campos de milho.JPG