Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

01.Mar.20

OBJECTIVO ALCANÇADO DÉCADAS DEPOIS - ORIGEM DE LOBATOS

Júlio Cortez Fernandes

Começo do modo usual: era uma vez miudo franzino,magro e trigueiro, tisnado do sol, traquinas,idade 5 anos,que acompanhava os progenitores, na faina da apanha da azeitona.

No tempo invernoso de época remota, sai da Pampilhosa pelas cinco da manhã, a caminho da aldeia dos Lobatos,na freguesia da vila.Percorrendo  caminho de terra batida sempre a subir até as alminhas na entrada do povoado.

Chegados,  pais deixaram-me na casa da Ti Aurora, sobrinha do nosso avô Augusto, e  havia nascido em Vale Covo, fora para os Lobatos quando casou com Ti Real.

A minha parente tratava-me sempre com carinho e conforto, cheguei a pensar só para ficar naquela casinha, valia a pena ir aos Lobatos.

Amiúde cogitei de onde viria tal nome, perguntava, a resposta davam do modo mais óbvio, " e porque por aqui havia muitos lobos " , pronto.

Sinceramente, fiquei convencido, no entanto prometi comigo mesmo, havia de tirar dúvidas, e encontrar  resposta correcta.

A história entre outras características encantadoras, não é ciência estática porque devido continuadas descobertas  o que se admitia certo, afinal, estava errado.

 Recentes investigações acerca do povoamento do Vale do Rio Zezere,  confirmam presença dos povos breberes islamizados, oriundos das Montanhas do Magrebe.

Uma das tribos povoadoras daqueles terras  a tribo LUWATA, ou Luvata uma das maiores de todo Magrebe . conhecida por  guerreira e unida.

 Aparece  topónimo Lobatos, em Santiago de Montalegre no Sardoal, imediações da Barragem do Castelo do Bode, e Lobato no Pego junto a Abrantes.

Sendo comunidade de pastores, os membros da Luwata, foram subindo o vale na procura de áreas propicias ao pastoreio dos rebanhos de ovelhas, sabemos   alimento preferido  dos berberes, carne de cordeiro.

Fixaram-se nas encostas livres viradas a sul, mais soalheiras,  abrigadas do rigor do inverno da montanha.

Fundaram povoação, ainda hoje conhecida por estar na costa da ovelha, e na soalheira,

Curiosamente, perto dos Lobatos , encontramos sítios como Sancha Moura , e Ribeira do Vale Mouro.

Finalmente Lobatos , tem este nome porque os primitivos povoadores, pertenciam a tribo LUVATA,  conhecidos por LOVATOS ; sabemos os naturais destas montanhas , trocam os " v " por  " b " , assim tudo está certo e perfeito.

Dedico a todos os Lobatenses e principalmente a memória da Ti Aurora  tanto bem me dispensou . Consegui que pretendia, tardei nas cheguei lá.

lobat.jpg