Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

14.Ago.20

NOTICIA DA FUNDAÇÃO DA CAPELA DE VALE GRANDE NO CABRIL DA PAMPILHOSA

Júlio Cortez Fernandes

Vale Grande é aldeia localizada,numa encosta no sopé de  elevação, conhecida por Penedo Gordo do cume da qual se desfruta paisagem singular e arrebatadora ;lugar de encantamento. Administrativamente pertence a freguesia de Cabril, no Município de Pampilhosa da Serra.

Não pretendo dissertar acerca da valia turística e de lazer da povoação, nem da Barragem de Santa Luzia fica próximo,  trouxe aqui hoje, está relacionado com  fundação da capela aldeã.

Segundo documentos devem ainda existir no cartório da igreja paroquial de São Domingos, do Cabril , a orada, foi construida e aberta ao culto no ano de nosso Senhor Jesus Cristo de 1866.graças a iniciativa do reverendo Padre José Fernandes Moradias, nesse tempo pároco em Vidual de Cima,  residindo no Vale Grande.

Inicialmente a capela seria pequena e acanhada, todavia, passados poucos anos também, por diligencias do mesmo sacerdote, foi ampliada,ficando com as dimensões actuais.

O padre Moradias como era conhecido, natural da Vila de Pampilhosa, viveu algum tempo , segundo informações de familiares nossos, na barroca das Botelheiras, próximo de Vale Covo,no arrabalde vila.Faleceu em 1883, no Vidual de Cima , idade 78 anos.

A padroeira escolhida Nossa Senhora das Febres, porque no Estio, caudal da Ribeira de Unhais , corre ao fundo do povoado, diminuía drasticamente , ficando, poços de agua parada transformados em viveiros de mosquitos, que provocavam  sezões, ou febres do paludismo. Curiosamente perto encontramos, lugar do Vale Mosqueiro.A salubridade da povoação melhorou com aumento da água , no leito da ribeira, como consequência da construção da Barragem.

No templo além da imagem da padroeira, encontram-se as imagens do Sagrado Coração de Maria, Santa Eufémia e , curiosamente Santa Luzia.

Estranhamos  alguém tenha feito promessa de construir capela em honra de Santa Luzia, quando mesmo ao pé já existia uma imagem da Santa.Nunca são demais os louvores aquela, ou outro Santo ou Santa, da Igreja. Talvez quem prometeu pretendesse dar nas vistas  por ostentação e vaidade.Fica  dúvida , mas é esquisito, lá isso é.

A capela do Vale Grande tem merecido cuidados de conservação dos Vale Grandenses,  continuando  ser marco da fé e tradição dos filhos da terra , e daqueles como eu, gostam de vez enquanto visitar a aldeia.

Vista, dique albufeira de Santa Luzia, e Penedos do Vale Grande.

PC056089.JPG