Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

19.Jul.19

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS DA IGREJA MATRIZ

Júlio Cortez Fernandes

A igreja Matriz de Pampilhosa da Serra , da evocação de Nossa Senhora do Pranto,ardeu completamente num pavoroso incêndio, em 1907. Dessa tragédia salvaram-se os parcos pertences do antigo templo,de aspecto e recheio muito pobre.A única imagem  agora posso confirmar  se " salvou " a de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira dos pobres e remediados. A venerando sacra estatutária, adorna ainda hoje um  altares do templo.

Conclui nas minhas pesquisas, Nossa senhora dos Remédios, tinha ou ainda tem, não sei, enxoval para sua vestimenta e " adoiaro ". 

"Um vestido e manto de seda, um par de brincos de ouro pequenos,cinco vestidos de seda, dois mantos, um colar de ouro com uma estrela também de ouro, brincos de ouro muito antigos, uma coroa de prata "; para o altar dois castiçais de prata e dois de madeira dourada .

Estes eram componentes do enxoval na altura do incêndio. Não conheço se tudo existe ou se perdeu sem " remédio ".  Mistério a descobrir, por quem souber... Foto  Nossa Senhora dos Remédios em seu altar...

P2257282.JPG