Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

31.Mar.21

NO COMEÇO ERAM GRANDES CARVALHAIS

Júlio Cortez Fernandes

O território do actual concelho de Pampilhosa da Serra, no alvor da nacionalidade portuguesa, estaria coberto por densas matas de carvalhos, sobreiros e castanheiros.

Sobreiros e carvalhos, espécies arbóreas da mesma família,observando a toponímia local, verificamos existência diversas localidades e sítios denominados "sobrais", indicando abundância de árvores daquela espécie.Carvalho está frequentemente associado, ao sobro, também, deparamos na região  topónimos, alusivos a carvalhais.

Carvalho, aldeia importante, desaparecida Póvoa do Carvalhal, próximo de outra importante povoação Sobral Valado, locais como Carvalhal do " coira ", Carvalhal do Bispo,Carvalhal Redondo, etc. 

Soutos para prosperarem necessitavam ser enxertados; os castanheiros silvestres.Por essa razão,apesar do alto valor  da madeira e fruto; no inicio do povoamento, a predominância da floresta era assumida pelo carvalho, nesse tempo não havia  pinhal. Desgraça dos imensos carvalhais, além de catástrofes naturais associadas ao fogo,foi  característica, da madeira de  carvalho, ser empregue na construção de navios.

O primeiro donatário com estatuto de alta  nobreza das terras da Pampilhosa e tudo em redor, foi  Infante Dom Henrique, personagem cada  dia mais polémico. Mandou derrubar milhares de árvores, que "zorradas", isto é, cujo troncos rolados, pelas encostas das lombas,  depois encaminhados para  rio  Zêzere e seus afluentes, levados pela agua até Praia do Ribatejo, perto da Barquinha, onde sabemos agora, se localizavam, os secretos estaleiros navais da Coroa, antes do rei  D. João I,ter mandado construir o complexo náutico da Ribeira das Naus em Lisboa. Da Praia do Ribatejo,  barcos prontos, desciam  Rio Tejo ,até ao Oceano,

Sendo carvalho, espécie de crescimento,lento, derrube, indiscriminado,levou a diminuição, drástica das matas, até quase extinção.

Quando em 1135, D. Sancho doou, a Herdade  de Pedrogão,onde estava integrado  território, do antigo concelho da Pampilhosa, ainda não existia  povoação  hoje  sede do concelho. As terras antigo Município de Fajão pertenciam aos monges do Convento de S. Pedro de Folques. 

Era tal a vastidão dos carvalhais,que influencia desta floresta, se manifesta em muitos usos e costumes,dos quais voltarei a falar, referindo um interessante: Quando não era conhecido  progenitor de uma criança diziam: " é filho dos carvalhos da mata", a origem e significado desta expressão,daria para escrever um livro.