Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

09.Ago.19

MISTÉRIO DO ORAGO, ALDEIA DECABELOS- FREGUESIA PAMPILHOSA DA SERRA

Júlio Cortez Fernandes

Visitante regular da aldeia " titulo " deste post, deparei com particularidades interessantes  do lugarejo.

Acerca da sua fundação e origem do nome escrevi o suficiente para ter esclarecido essa temática. Os impulsionadores do povoamento , foram  Jesuítas. A Companhia quando ficou dona e senhora do Colégio da Sapiência de Coimbra , " despachou " para as altas serranias. os frades Crúzios, pobres, dotados para os trabalhos agrícolas. Monges de " capelo " deram inicio a aldeia dos DECAPELO, por adulteração oral deu a designação actual.

Os Jesuítas convictos, a forma mais adequada para o domínio é o ensino , fundaram vários colégios , um dos quais junto a ermida de Nossa Senhora da Lapa, na serra do mesmo nome ,perto da nascente do Rio Vouga, actualmente concelho de Sernancelhe , distrito de Viseu.

Na ultima metade do século XVII, inicio do XVIII,difundiram o culto a Nossa Senhora da Lapa por todo Portugal e Brasil.

Não admira, tenham feito o mesmo em Decabelos, a data 1677 encontrada inscrita na pedra, durante a recente restauração da Capela da aldeia, prova isso.A padroeira ou orago ficou a ser Nossa Senhora da Lapa, de acordo com o arrolamento dos bens da paróquia da Pampilhosa da Serra, em 1911 .

Curiosamente, sempre me disseram  a patrona da aldeia seria Nossa Senhora das Neves; agora reabriu a capelinha, refeita dos malefícios da grande ucha de 2017, vi escrito na noticia " Senhora das Neves ".Afinal foi alterado o nome do orago porquê ? Em que ano ?. Quem mandou ?

Gostaria de obter resposta, caso contrário, temos  rectificar e voltar a " pureza " inicial. Para mim e baseado nas pesquisas, será sempre NOSSA SENHORA DA LAPA , designação única no concelho , e toque de " fineza " aristocrática , tão peculiar nos Jesuítas. Deixo a " prova " 

adecab.jpg

 

 

6 comentários

Comentar post