Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

18.Jun.21

INTERESSANTE FONTE DE INFORMAÇÃO HISTÓRICA

Júlio Cortez Fernandes

De onde menos se espera, surgem ocasionalmente, elementos  permitem ter mais adequada percepção do ambiente social económico determinada região em dada época.

No caso consulta de simples horário da carreira de camionagem ligando a Vila de Pampilhosa a estação de caminho de ferro da Lousã, possibilita com veracidade conhecer alguns factos relevantes,

O tempo necessário para percorrer distancia de 50 quilómetros 3 horas e 30 ou 35 minutos, demonstra, estado degrado da estrada, cuja chegada a vila se havia verificado 4 anos antes. Elucidativo da qualidade da obra  realizada .

Ainda não era importante em Fevereiro de 1936, a catraia da Martinha, no Rolão, a carreira nem lá parava, demorando pelo contrario 15 minutos na catraia do Farropo. 

 A catraia do Rolão iria prosperar graças a construção da Barragem de Santa Luzia, e pelo facto dos materiais necessários ao empreendimento, serem transportados pela estrada de Fajão Vidual   partia precisamente do Rolão.Sendo aqui ponto de paragem obrigatório.

 Uma prova Pampilhosa seria durante dilatado tempo terra de lonjura, não pela distancia a percorrer mas devido  tempo gasto para lá chegar...

carreira77.png

 

2 comentários

Comentar post