Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

20.Mai.19

HORTAS DA VILA - " PRAIA DA CADELA "

Júlio Cortez Fernandes

 Arrabalde da Vila de Pampilhosa da Serra , no antigo caminho na direcção da aldeia da Póvoa, rodeando a quinta de São Silvestre ,  seguindo a " levada " que aduzia água da Ribeira da Póvoa, para regar aquela quinta, havia  sitio denominado , " Praia da Cadela" onde os habitantes do burgo se deslocavam para recolher lenha e pinhas destinadas as " fogueiras " domésticas, A grosso modo a " praia " situava-se na encosta seguinte onde fica  estádio Municipal da Pampilhosa.

O nome de Praia da Cadela , teve origem no facto de durante muitos anos, no final do Século XIX, alguma ou algumas " mulheres da vida " exerciam ali ,principalmente, nos dias de feira, a profissão mais antiga do mundo. 

Convém referir  nesta época a feira  realizava -se, mensalmente , durante dois dias seguidos,instalada na " Foz da Moira "  terreno onde hoje está " antiga resineira " e o  lar de cuidados continuados da Misericórdia.

Indaguei há muito tempo se seriam mulheres residentes na Vila . Obtive como resposta, " olha não sei se eram das nossas ou não " Assim a praia  seria frequentada por gente não sei donde; nem interessa...

A imagem mostra a lomba da " praia " ,  onde aparece bem vincada  estrada carreteira do alto da quinta das garrazelhas

PA095903.JPG