Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

24.Jun.20

HÁ 80 ANOS ERA ACONSELHÁVEL MARCAR LUGAR NO TRANSPORTE PARA A VILA... HOJE

Júlio Cortez Fernandes

Tenho acompanhado as diligencias que alguns patrícios tem promovido , no sentido de repor indispensáveis transportes públicos,para servirem quem vive ou deseja visitar a vila de Pampilhosa da Serra.

Curiosamente,encontrei, prospecto, distribuído por altura das festas do 15 de Agosto,celebradas na vila, decorria  ano de 1940.

Na simplicidade  da informação,podemos encontrar referencias interessantes, para aquilatarmos  situação social e económica da nossa região , naquela época, e meditarmos, no lento definhar do decréscimo propulacional, ou como diversas vezes referimos, duro e gélido inverno demográfico , vai cobrindo montes e vales da nossa terra.Em 1940 a população do concelho era cerca 16.600 habitantes. 

A empresa VIAÇÃO DA BEIRA, concessionária da carreira autocarro estação de Caminho de Ferro da Lousã - Vila de Pampilhosa da Serra, e  mais tarde  partir de 1952,  iria estender de Coimbra a Castelo Branco; como dizia, aquela empresa preocupada com  possibilidade de utentes, ficaram apeados, por falta de lugares, solicitava a eventuais passageiros o favor  " comunicarem por um simples postal e com a antecipação de três dias, o numero de lugares que pretendem e bem como dia em que desejam viajar"  lembravam os proprietários da camionagem , " só assim poderiam pedir desdobramento, pois no trajecto Lousã-Pampilhosa não havia telefone ou qualquer outro meio de comunicar ".

Esclarecedor do atraso da região e carácter moderno, atencioso  com os passageiros da parte da Viação da Beira, empresa que era gerente,  ilustre conterrâneo.

Face  a situação actual, caso para afirmar, neste aspecto, houve grande retrocesso.

beiira v.jpg