Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

26.Fev.20

FERIADO MUNICIPAL DO CONCELHO DE PAMPILHOSA DA SERRA - VIVA 13 DE JUNHO.

Júlio Cortez Fernandes

O governo Republicano em 1912, promulgou legislação permitindo aos municípios escolherem, de acordo com sentimento das populações, data destinada a feriado anual, ou como agora se designa , feriado municipal.

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, passado  período de agitação, anti clerical, delirou consultar as juntas de paróquia,  mais tarde 1918,  passariam a ostentar o nome  ainda perdura, Juntas de Freguesia.

Dessa consulta resultou indicação de 13 de Junho, dia de Santo António para esse efeito, atendendo aquele Santo merecia devoção maioritaria do povo do concelho, assim ficou estabelecido, conforme nota publicada no jornal  A COMARCA DE ARGANIL  numero 582 de 1912.

feriados.jpg

Durante duas décadas, pausa anual de âmbito municipal seria dia do Santo  "casamenteiro " sempre com grande participação popular; a devoção antoniana, trazida desde a Idade Média, pelos frades de Santa Cruz de Coimbra, para região das montanhas da Cordilheira Central, estava e está arreigada na tradição das gentes serranas.

O golpe militar de 28 de Maio 1926, venceu a Republica democrática e parlamentar, contando com apoio dos adeptos da Monarquia, derrubada em 5 de Outubro 1910. 

Na Pampilhosa da Serra o partido monárquico sempre teve força, em 1932, a elite dos monárquicos para  " varrer "  influencia do republicanismo no Município, teve arte e manha de rebuscar no baú da História , 10 Abril de 1385, dia segundo documentação antiga, D. João I confirmou titulo de vila a Pampilhosa; promovendo, igualmente  culto a Beato D. Nuno Alvares Pereira,  símbolo do nacionalismo Salazarista .

Quem lançou a ideia, esqueceu no concelho existe povoação Fajão, é Vila já foi sede de concelho, exaltar só uma não é curial.O posso quero e mando imperou .

 Dia de Santo António, como data de feriado municipal acabou,  para tristeza do povo , apesar disso liga mais a 13 de Junho que a 10 de Abril.

A tradição  é desrespeitada , algumas vezes , para justificar o injustificável. Viva  dia de  Santo António, Santo querido, também,  no concelho de Pampilhosa da Serra.