Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

24.Jul.20

PADRE AMÉRICO - VISITOU IGREJA MATRIZ DE PAMPILHOSA DA SERRA

Júlio Cortez Fernandes

No final de Março de 1949,dias de tempo ameno,num deles com céu mostrando algumas nuvens de trovoada,a Vila testemunhou  facto, ficará para sempre na história da nossa terra.

Procedente da cidade de Castelo Branco, onde se havia deslocado , para proferir palestra, de apresentação e propaganda da chamada obra da Rua, ou Casa do Gaiato; chegou pela manhã a Pampilhosa da Serra,  Padre Américo,  acompanhado por quatro " gaiatos " acolhidos na casa que fundara,

Recebido pelo pároco da freguesia reverendo Benjamim Alves,permaneceu na Vila, algumas horas, tendo , aproveitando para visitar demoradamente a nossa Igreja, apreciando com interesse  o templo e recheio.

Padre Américo Monteiro de Aguiar, nome completo, natural de Galegos, Penafiel,na ocasião com 62 anos.Fundou a denominada Casa do Gaiato , para acolher crianças do sexo masculino,  a quem  pobreza e infortúnio, haviam colocado a viverem sem nem beira, na rua.

A primeira casa surgiu em Mirando do Corvo,  iniciou a  prestimosa actividade em Janeiro de 1940,recebendo , rapazes oriundos maioritariamente da cidade de Coimbra,

Depois da paragem na Pampilhosa, seguiu  bondoso Sacerdote, precisamente, para Miranda do Corvo; na despedida manifestou agrado e agradecimento pela forma como  haviam sido recebidos.

Está decorrer  processo de bestificação do Padre Américo, com certeza, será em breve,  Beato,  talvez Santo da Igreja Católica. Oxalá se concretize, para, um dia podermos dizer: ilustre e santificado filho da Igreja, rezou na nossa matriz.

Já agora , porque não colocar no interior, memoria assinalando : NO DIA 28 DE MARÇO DE 1949, ESTEVE NESTA IGREJA O FUNDADOR DA CASA DO GAIATO, BONDOSO PADRE AMÉRICO.

Aspecto do templo na epoca da visita.

americ.jpg