Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

31.Out.19

ENIGMAS DA HISTÓRIA DA PARÓQUIA DE PAMPILHOSA DA SERRA

Júlio Cortez Fernandes

A Nossa Senhora do Pranto é padroeira secular da Vila de Pampilhosa da Serra.

O lugar de Prior da Igreja matriz da vila, sempre foi um lugar muito cobiçado, dado o rendimento que proporcionava ao titular do cargo. Os curas coadjutores,  no século XVIII, chegaram a ser sete!

As rendas do cabido da Sé da Guarda, diocese  a qual pertenceu a paróquia até meados do século XIX, obtidas na igreja Pampilhosense eram importantes.

Além das congruas e propriedades uso fruto do pároco, foram criadas pelos fieis confrarias eclesiásticas, igualmente origem de proventos para o Prior.

Conhecia as Confrarias de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora do Rosário e do Santíssimo Sacramento, no entanto deparei-me nas minhas pesquisas com o seguinte documento:

asenhoragonia.jpg

A tradução actualizando a ortografia será:

"Manuel Barata, tem um olival onde se chama a Pedreira, que renderá meio alqueire de azeite e mais oliveiras que tem dispersas, renderão meio alqueire de azeite, tem mais uma courela de souto aonde chamam os Comboros no sítio do Vale Serrão que renderão cada ano, três alqueires de castanha tem mais uma horta na Ribeira da Póvoa, que renderá um alqueire de milho de cuja quantia abatidos dois quartilhos de azeite, que paga a CONFRARIA DO SENHOR DA AGONIA, e a metade para as culturas vem a décima de trinta e quatro réis."

A novidade está na referência a outra confraria, confesso, nunca havido encontrado referencia até agora.

O Senhor da Agonia, orago da capela da quinta da Feteira, terá sido artimanha, para fugir ao pagamento de décima ao Estado, e dar mais dinheiro ao "senhorio" com a justificação de ser para o santo, aproveitando as disposições legais nesse sentido? Talvez.

No documento lemos "Pedreira", esclareço: sitio junto a aldeia velha, na Vila,  a caminho da ermida de Santo António. O Vale Serrão,ficava ao cimo de Vale Covo , arrabalde da vila, e Ribeira da Póvoa  local no caminho da aldeia da Póvoa pertencente à freguesia da sede Concelho.

Há sempre novas achegas, para melhor conhecermos  história da nossa terra, esta uma delas  ainda  por cima: enigmática!

2 comentários

Comentar post