Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

11.Nov.20

CONFRATERNIZAÇÃO DE SÃO MARTINHO MEMORÁVEL

Júlio Cortez Fernandes

Não sei por carga de agua,resolvi revisitar velhinho livro onde querido amigo, já desaparecido, escreveu muitas anotações ao longo da sua vida, e surpreendido deparei com informações pormenorizadas de celebração teve lugar em há 80 anos, tal dia como hoje.

Nessa ocasião grupo de moradores da vila de Pampilhosa da Serra,republicanos e amigos, foram convidados,  participar num almoço para festejarem, São Martinho.

A ementa do petisco, recheada digna de opiparo repasto constava: lombo de porco frito,perdizes de escabeche, retiradas directamente do pote onde estavam guardadas em unto de bácoro,chouriças assadas,peixes do rio fritos; apanhados, na manhã desse dia no poço da Covanca.A broa ainda quente, o forno cozeu nesse dia.

Para finalizar,queijo de cabra, curado, e indispensáveis castanhas produzidas nos castanheiros da Isidora e  no da barroca, um cesto cheio, assadas, em chapa própria, no fogo feito no largo da figueira a porta da adega, onde seria furado pipo de vinte almudes de vinho, que naquele ano era muito bom.

Para a "sossega", apareceu aguardente de medronho,  todos sabiam  de excelente qualidade.Enfim tudo produtos da região

Os amigos presentes, eram um sobrinho dos donos da casa, o filho do falecido notário da Pampilhosa, um professor primário, o responsável da Conservatória do Registo de Civil, o ajudante do notário; guarda livros da fábrica da resineira,e um jovem seria dos mais famosos guarda redes do grupo Desportivo Pampilhosense.

Presentes também algumas senhoras familiares dos convivas.Sendo um dos comensais, tocador de guitarra, houve ensejo para  escutar fadinho serrano

Tudo correu na melhor ordem,  os que regressaram a vila, fizeram-no já noite cerrada.

O acontecimento teve lugar em Vale Covo, arredores da Vila na casa do nosso avô materno, Augusto Cortez. Devido as ideias políticas dos presentes o " pagode " diria  aquele havia sido, o São Martinho republicano.

O que restava algum tempo, da porta da adega onde furaram o pipo

adega.JPG