Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

10.Dez.20

CAPITAL DO ERVIDEIRO OU DO MEDRONHO

Júlio Cortez Fernandes

Tempo de invernia aqui para estas bandas onde habito; convidativo a reflexão; daí ter repescado texto escrito há tempos, acerca das árvores  que alindavam os espaços públicos da Vila, e foram derrubadas sem dó sem piedade por " arboricidas " sempre existiram naquelas paragens.

E como tema se relaciona com investigação desenvolvi sobre a flora dos montes e vales da terras da Pampilhosa,dei comigo  cogitando:

Em Portugal existem várias localidades onde devido relevante, particularidade, ou actividade económica; decidiram chamar-se  "capitalidade".

Temos  " capital do ovo " " capitais de Vinhos de toda a espécie". " capital da cereja " do "percebe " da chanfana "    "renda de bilros", era possível continuar, tal a profusão de  denominações.

Lembrei então a Pampilhosa da Serra, deveria chamar a si titulo de " Capital do Ervideiro ", se preferirem  " Capital do Medronho ". Ervideiro porque aqui arbusto que produz medronho é conhecido assim.

A primeira acção seria plantar nas bermas da estrada nacional e caminhos da Vila centenas de ervideiros,  igualmente nos sítios públicos emblemáticos do burgo , usando daqueles canteiros imitando madeira , plantarem o arbusto.

Pedir criação na Pampilhosa de centro para estudo e promoção do  " medronho ", como produto de valor económico importante.

Promover junto de proprietários de terrenos florestais ou agricolas de fraca produtividade,  ocupação com plantio de ervideiros; ecológica e economicamente de grande valia.

Quedo por aqui,espero concretizem esta ideia , por mim,  Pampilhosa da Serra , passa a partir de 10 Dezembro  2020, a " CAPITAL DO ERVIDEIRO E DO MEDRONHO "

Também , meu bairro , os ervideiros vegetam bem. Este veio de sitio perto de Castelo Branco. Tem quarteirão de idade...

PB058212.JPG

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.