Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

21.Ago.19

CAPELAS CENTENÁRIAS DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DO PRANTO DA PAMPILHOSA

Júlio Cortez Fernandes

Quase todas as aldeias do concelho e freguesia de Pampilhosa da Serra, dispõem de capela. onde digna e condignamente se abriga o padroeiro.

Irei peregrinar pela aldeias,em busca das capelinhas singelas,morada de santos e santas , a quem o povo serrano devotava e talvez ainda devote sincera fé.Para não ser fastidioso,vou lembrar somente  capelas que existem há mais de um século.

Começo pela aldeia do Sobral de Baixo, terra onde nasceu o nosso bisavó paterno, José Fernandes, conhecido no seu tempo por Zé do Sobral, casou com Carlota Maria, natural da Vila,  casal deu inicio a nossa família " Carloto " ou " Carlota ",  sobejamente conhecida na região Pampilhosense.

A padroeira do Sobral de Baixo ,  Nossa Senhora de Nazaré, cuja capela quando  construida no primórdio do século XX, confinava de todos os lados com a via pública, foi erigida em terrenos do povo.

Relacionado com a festa que se realizava antigamente , a 18 Dezembro, fui protagonista de um episódio,curioso, tal foi : 

Regressava da horta, em Vale Covo , arrabalde da Vila, na companhia de nossa saudosa mãe, e outros vizinhos, precisamente, num 18 do ultimo mês do ano, dia do meu aniversário. Por altura do sitio denominado Bacelo, os caminhantes, fomos surpreendidos pelo estralejar de foguetes, lançados para os céus do Sobral de Baixo, mesmo na nossa frente no outro lado do vale.A minha reacção imediata: " oh dos do Sobral, mandem-me uma filhós, na ponta de um foguete hoje faço anos ". Risada geral,  nunca mais esquecida a minha " tirada ".

Não sei ainda será assim, na capela do Sobral de Baixo,  havia só uma imagem, a da padroeira.A festa, actualmente , decorre no Verão.Nossa Senhora da Nazaré nos proteja; curiosamente a freguesia onde moro há quase meio século, é  da evocação de Nossa Senhora de Belém, tudo relacionado com a quadra natalícia. A vida tem destes encantos.