Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

09.Set.19

CAPELA SÃO JERÓNIMO - VILA PAMPILHOSA DA SERRA

Júlio Cortez Fernandes

O culto de São Jerónimo,caracterizava-se pela observância dos ideais do isolamento, e contemplação propícios a rezar com espiritualidade, conforme pregava o Santo. Os sítios destinados a venerar Jesus Cristo,de acordo com ideal " Jerónimiano " deviam ser ermos.

Também aconteceu na Pampilhosa, capela construida em época difícil determinar, talvez, inicialmente,  humilde ermitério, onde habitava  ermitão responsável pelas orações e penitencias, ficava num ermo fora da " Vila "

No fim do século XVIII, o Padre António Silva,possuía olival em São Jerónimo,no entanto não significa a capela existisse. Quando da implantação da República em 1910, apurei: a capela , com o adro, confinava em todos os lados com os " drs, Silvas " , herdeiros daquele clérigo.

Na capela só existe a imagem, do Santo.A capela construção humilde  ameaçava ruína, aquela hoje podemos contemplar foi reconstruida nos anos 1980.

A festa do Santo realizava-se, tanto quanto recordo, no mês de Setembro, para a " malta " dos bairros: vila , barreiro, calvário e aldeia velha, São Jerónimo era  " festa " daqueles que moravam na margem direita da ribeira que atravessa a Pampilhosa , os " do outro lado ".

Comissão de festas  quase sempre ," comandada  " pelos senhores Hermano e Aníbal, coadjuvados entre outros por ti Ambrósio e Ti Zé Morgado.

No  " outro lado " viviam alguns dos músicos da filarmónica da Terra ,a festa de São Jerónimo, incluía sempre alvorada com a " música " e procissão normalmente muito concorrida, acompanhada, igualmente, da filarmónica; trajecto do cortejo, com a imagem de volta a capelinha, fazia-se percorrendo, cima da ponte,rua Rangel de lima, frente a " carvoeira "; na esquina da casa de Eduardo Carlos, tomava caminho pedregoso e poeirento até a capela. Com calor era obra porque ser tudo empinado,no entanto  regresso  muito agradável; para baixo todos Santos ajudam , São Jerónimo não fugia a regra.

Foto da ermida observada do " outro lado "  

P8252546.JPG