Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

28.Ago.19

CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Júlio Cortez Fernandes

Na vila de Pampilhosa da Serra, culto de Santo António é antigo e muito arreigado nos costumes do povo. A capela antoniana está situada, no sítio  antes designado " eira de Santo António " ; sendo local ensolarado, chegado  tempo de " secar " o milho no Outono, a gente da " aldeia velha " estendia sobre mantas e panos  cereal,  proporcionando a " eira " aspecto  multi colorido, dava gosto observar .

Antes de na década de 1930, terem mudado  feriado municipal para 10 de Abril, celebrava-se em dia de Santo António.

Nos idos da nossa infância, entrando o mês de Junho esperava ansioso o fim da tarde para ouvir toque da sineta da capela, convidando  fiéis rezarem a " trezena " , conjunto de orações que se rezam nos treze dias antes da festa.Normalmente, rezam-se novenas, Santo António é especial  tem " direito " a uma trezena .

A capela de Santo António é do século XVII,  enraizamento do culto antoniano na Vila , deve-se acção de frades de Santa Cruz de Coimbra, donos do rendimento da igreja matriz, e dos  Bispos da Guarda, igualmente, fervorosos antonianos.

Exemplo da tradição e enraizamento do culto ao Santo ,são os milhares Pampilhosenses  no baptismo passaram chamar-se " António ".

A festa 13 de Junho era motivo de grandes bailaricos, leilões de oferendas e toque da " música ". A procissão da Igreja para a capela onde retornava a imagem do santo , imponente , e concorrida, diversas ocasiões , a cabeça estava na " eira "  ainda havia gente a sair da matriz.

A capela com  adro e alpendre , é única no roteiro sacro da terra.Alberga sómente uma  imagem a do Santo; tem aspecto cuidado,  " Antónios " da Pampilhosa continuam  " estimar " a morada do Santo homónimo.

Ainda hoje, apesar das " malfeitorias " urbanísticas capela de Santo António e  envolvente são dos locais mais aprazíveis da " velhinha " Pampilhosa

P8252544.JPG

Vista a partir alpendre da capela.