Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

23.Set.19

CAPELA DA ALDEIA DO SOBRAL DE CIMA

Júlio Cortez Fernandes

Sobral de Cima, aldeia da freguesia de Pampilhosa da Serra, situada airosamente no cimo de um monte, altitude 570 metros, onde se abarca grandioso panorama , dispõe de capelinha, centenária, dedicada ao Divino Senhor da Serra.

No ano da implantação da Republica em Portugal 1910, capela com alpendre e adro; confinava a nascente com propriedade de Pedro Ramos, a poente e sul com  via publica, a norte com José Alexandre, refiro este pormenores, por considerar curioso,  eventualmente interessantes para  " Sobral de Cima " onde habitam algumas pessoas amigas.

A construção do templo, porventura, no final do século XVIII,  restaurada da década de 1980, pela colectividade regionalista da aldeia;ficou dever-se a expansão do culto do Divino Senhor da serra, que se venera no antigo mosteiro de Semide, concelho de Miranda do Corvo, cuja romaria frequentada durante séculos por inúmeros habitantes do concelho de Pampilhosa da Serra, considerada a maior peregrinação de Portugal , antes de surgir  Santuário de Fátima

 Sobral de Cima , fica no cruzamento de antigos caminhos de acesso a vila antes da abertura da estrada nacional, Pampilhosa a Coimbra nos anos 1930.

Aqui se juntavam romeiros, de todo alto concelho Pampilhosense ,afim de em conjunto a pé por caminhos da montanha rumarem ao Santuário de Semide.

Na interior da capela além da imagem do padroeiro , existiu, não sei se ainda, existirá, outra de Nossa Senhora do Rosário.

A foto da orada é de 1990. 

asenhordaserra.jpg