Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

21.Out.18

CAMINHO DE CIRCUNVALAÇÂO LIMITE DA " VILA " SÉCULO XVIII

Júlio Cortez Fernandes

Quando os habitantes de algum sitio periférico do aglomerado urbano sede do concelho, referem a área mais central do burgo como  " vila",tal afirmação tem razão de ser.Vou tentar explicar porque, de acordo com as minhas investigações.

A antiga propriedade denominada quinta de são Martinho, que esteve na origem do povoado,estendia-se desde cume do cabeço da Urra, montanha , cercana da terra, até ao curso da Ribeira , da Pampilhosa, acesso ao domínio era o  caminho ainda actualmente  conhecido por Rua da Quinta.

Os donos e senhores do " feudo " residiam em duas casas grandes, a antiga casa Branca, já demolida e  actual casa da familia Nunes Barata.Ambas as moradas estavam dentro de uma quinta protegida por altos muros de pedra. O perímetro daqueles circundava a Rua de São Pedro ou do Calvário, até ao local da Burrieira,  seguia depois até a fonte da Aldeia Velha,e fechava nas Gaeiras.

O acesso a ermida de Santo António fazia-se pelo beco ou quelho da Aldeia Velha,seguindo depois caminho, onde era casa da minha tia avó Ermelinda Carlota,até a capela.O caminho da Burrieira , Alto do Barreiro pelo Couço servia  a outra saída a caminho dos Bafões e costa da Ovelha.

Quem vinha de fora obrigatoriamente deixava  "montada" na burrieira. Aldeia Velha, e o Barreiro não pertenciam a " vila " eram arrabaldes.Na vila, ficavam Camara Municipal, Igreja Paroquial, a Misericórdia, nela moravam os funcionários , eclesiásticos, e pessoas gradas do burgo.

Quando anoitecia , a Vila era patrulhada pelo Alcaide e policias," tochas na mão " de modo a não permitir a quem vivia fora, deambular  na vila. Esta situação só terminou com a revolução Liberal de 1820.

A legislação  ficou tão arreigada ainda agora quem vive na Aldeia Velha, Barreiro , além da Ponte ou Calvário, quando se dirige para o centro da Pampilhosa costuma dizer " vou a Vila", espero ter explicado a origem de tal comportamento...A vila correspondia ao interior da linha que desenhei no mapa. 

P9146790.JPG