Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

06.Fev.20

CALCORREANDO CONCELHO - MEÃS

Júlio Cortez Fernandes

Este mês começou quente e seco, fazendo meditar no antigo aforismo "Fevereiro quente traz o diabo no ventre ". Oxalá não passe disso mesmo de um provérbio, pelo sim pelo não , quedemos atentos.

Por falar em atenção, no distante Fevereiro de 1965, tive de deslocar-me a Pampilhosa, por motivo relacionado com recenseamento militar, na altura,implicava  começar  preocupar-me com  possibilidade  de  "malhar com o corpo " na guerra  colonial. Felizmente fiquei por cá...

Nessa ocasião encontrei na Vila patrício acompanhado de mais dois amigos , numa amena cavaqueira, resolvemos visitar a Barragem de Santa Luzia,sitio onde já havia estado quando frequentava a escola primária , e o professor organizou excursão para  visitarmos a central eléctrica no Esteiro.

Chegados ao Casal da Lapa,  visto o dique da albufeira, e mais  coisas em redor; não sei porque carga de água, lancei  repto. E se fossemos ao cimo do concelho as Meãs ? Nunca lá fui.  Verifiquei  nenhum conhecia a aldeia.Abalamos

O transporte que dispúnhamos , um jeep , de sete lugares adequava-se as estradas que havíamos de percorrer.

Recordo entre Casal da Lapa e Unhais,  caminho era ruim.  dali as Meãs , não seria melhor , no entanto, tudo correu lindamente. Fazia frio; chegamos a aldeia, começou a nevar ,  intensidade dos flocos cobriu rapidamente o cume da grande montanha coroada pelo Pico de Cebola, aos pés da qual se aninha a povoação.

Estacionada a viatura fiquei surpreendido pelo aspecto do aglomerado populacional,   Rio Unhais, com bastante agua, serpenteando pelo vale até desaparecer na direcção da albufeira de Santa Luzia. 

Nas margens do curso de água, terrenos de cultura, de aspecto fértil ;  casario e ruas da localidade  com aspecto agradável a vista. Um dos motivos mais espicaçava  desejo de conhecer as Meãs foi ter verificado no recenseamento  de 1960, aquela aldeia era  terceiro aglomerado populacional do concelho de Pampilhosa da Serra,depois da vila, e Dornelas do Zêzere. (Pampilhosa ,696 , Dornelas,650, Meãs ,382 ).

Com mais habitantes  que a sede de freguesia A superioridade demográfica do alto concelho, resultava da possibilidade de trabalho, proporcionada pelas minas da Panasqueira.

As Meãs beneficiaram,também,com dinamismo da sua liga de melhoramentos; até 1958, ano da fundação da colectividade, aldeia estava  isolada , sem vias de comunicação dignas desse nome.

Voltei um par de vezes ,  actualmente as Meãs , servida por boas vias de acesso , sofre , igualmente, declínio demográfico, consequência de forte surto migratório para França , e diminuição brutal da " lavra " das minas. 

Continuo  gostar  visitar a povoação  relembrar  aquele distante ano  pela primeira vez lá estive.

 Quando a viatura deslizava pela então regular estrada de ligação a sede de freguesia Unhais - o - Velho,  intensidade da queda da neve  acentuou-se  rapidamente , oliveiras pinheiros e castanheiros ficaram cobertos por  manto branco oferecendo panorama  deslumbrante.

A medida que íamos afastando a neve diminuía , alvura das lombas e cabeços  ficando para trás; como afinal tudo na vida.

 

 

 Aldeia há 30 anos, conforme foto  livro  " História do Regionalismo Pampilhosense " coordenado pelo Dr. António Lourenço ilustre regionalista e  personalidade  natural das  Meãs.

amen.jpg

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.