Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

20.Ago.20

ASSIM SECARAM FONTES DA HISTÓRIA DA PAMPILHOSA

Júlio Cortez Fernandes

Confesso,deparei,algumas ocasiões,com dificuldades julgava serem qualquer mal entendido, ou má vontade  impeditivas do  prosseguimento de investigações para melhor entender o secular processo das mudanças políticas, económicas e sociais,verificadas na Vila de Pampilhosa da Serra.

Amavelmente, ouvia, " temos pena não podermos ajudar, não há documentação ". Tomei sempre como plausível a explicação; tive de calcorrear arquivos municipais e nacionais , onde eventualmente exista documentação histórica, referente a nossa querida Vila.

Consegui progredir, no entanto , continuo  considerar, no acervo Camarário, deve repousar muita papelada , cuja consulta  possibilitaria aclarar muita coisa,Suponho, Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra,mandou proceder  ao tratamento do arquivo Municipal, espero ainda poder consulta-lo devidamente organizado.

Infelizmente importante  documentação que deveria existir, perdeu-se por desleixo e incúria.Gostaria  partilhar aquilo  ocasionalmente descobri, num exemplar do Jornal  Comarca de Arganil, e atesta a veracidade da nossa afirmação.

Escrevi  podendo ser consultado no livro que publiquei baseado na temática  do Estado Novo; o concelho de Pampilhosa da Serra, esteve para ser extinto,  integrado no de Arganil.Foi tempo de angustia para os verdadeiros amigos da Terra.

A gestão do Município, seria exercida por Comissão Administrativa, nomeada pelo Governo, este porque a Câmara,estava sujeita a tutela do Ministro do Interior, era quem, efectivamente, mandava.

No final do ano de 1940,  na perspectiva de extinção do Concelho, surgiu ordem para destruir " toda a papelada " do arquivo, deixando ficar somente  livros de actas.

Assim procederam, cometendo crime de lesa passado histórico, deixando para sempre esquecidos, factos importantes da História da Pampilhosa da Serra.

Atente-se no anuncio. Não há palavras.

arua.jpg

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.