Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

26.Abr.20

ANO INAUGURAL ERMIDA DE SANTA LUZIA PENEDOS DO VALE GRANDE- VIDUAL

Júlio Cortez Fernandes

Leio aqui acolá, escritos cerca de singela ermida, mandada construir num sitio ermo , perto do dique da barragem que da Santa recebeu nome. Informações desencontradas,  assim decidi , pôr tudo em pratos limpos.

O correspondente do Jornal de Arganil, em Lisboa,saudoso patrício Dionísio Mendes na crónica ,publicada naquele periódico em Setembro , de 1933, relata conversa com  pampilhosense. Conta-nos os seguintes factos :

Quando  por acaso entrou e sentou-se  numa mesa  na leitaria " ESTRELA DA MANHà"  no Largo de São Paulo, na zona do Cais do Sodré, depois de haver sido servido, por atencioso empregado, aproximou-se dele  senhor de aspecto distinto, se apresentou sendo  Francisco Pedro  Simões, proprietário da casa , meteram conversa; o sr. Francisco, informou ser natural da aldeia  Malhada do Rei, Freguesia de Unhais-o.Velho, e há 31 anos não ia a Pampilhosa da Serra, onde finalmente havia voltado,recentemente,ficando com as melhores impressões do que viu. teceu algumas considerações, que passo adiante , para não ser fastioso,

Continuando, confidenciou a Dionísio Mendes: 

"Sabe fui eu que mandei construir nos penedos do Vale Grande , a capelinha onde coloquei, Santa Luzia, promessa que fiz quando terrível doença quase me cegou completamente.Fui eu também que mandei erigir o cruzeiro, que encima o penedo mais alto no sitio de Porte de Caminhos, nos limites de Vidual de Baixo e Cabril.

Fui agora assistir ao 1º aniversário da inauguração, como é minha devoção e dever , o qual teve lugar no passado dia 8 (....).O Sr. Padre  José Lourenço., meu bom amigo , digno pároco do Vidual, organizou uma peregrinação desde aquela localidade, até ao local da capelinha, durante a qual um rancho de meninas ensaiadas pelo referido pároco,entoou lindos cânticos religiosos, que me deixaram surpreendido. No dia 9 as 6 horas da manhã, foi celebrada missa  tendo assistido a ela muito povo, o que me sensibilizou "

A conversa foi mais longa, irei revelar outros pormenores, num próximo apontamento.

Fica definitivamente esclarecido capelinha  de Santa Luzia, foi inaugurada em 8 de Setembro, de 1932, não em 1930, como erradamente  informam por exemplo, na Wikipédia e apontamentos autarquicos.

Curiosamente Francisco Pedro Simões,possuiu, importante loja de artigos eléctricos de Lisboa, na Rua 1º de Maio esquina para Rua Luís de Camões, Santo Amaro, frente a Carris;ainda conheci no tempo que frequentava a Escola Industrial de Marquês de Pombal. em Alcantara, muitas vezes apanhava ali  eléctrico 15 para Belém.

  Hoje quedo por aqui, mas podem aguardar que a tarefa continua enquanto for capaz...

PC056094.JPG