ANO INAUGURAL ERMIDA DE SANTA LUZIA PENEDOS DO VALE GRANDE- VIDUAL
Leio aqui acolá, escritos cerca de singela ermida, mandada construir num sitio ermo , perto do dique da barragem que da Santa recebeu nome. Informações desencontradas, assim decidi , pôr tudo em pratos limpos.
O correspondente do Jornal de Arganil, em Lisboa,saudoso patrício Dionísio Mendes na crónica ,publicada naquele periódico em Setembro , de 1933, relata conversa com pampilhosense. Conta-nos os seguintes factos :
Quando por acaso entrou e sentou-se numa mesa na leitaria " ESTRELA DA MANHÃ " no Largo de São Paulo, na zona do Cais do Sodré, depois de haver sido servido, por atencioso empregado, aproximou-se dele senhor de aspecto distinto, se apresentou sendo Francisco Pedro Simões, proprietário da casa , meteram conversa; o sr. Francisco, informou ser natural da aldeia Malhada do Rei, Freguesia de Unhais-o.Velho, e há 31 anos não ia a Pampilhosa da Serra, onde finalmente havia voltado,recentemente,ficando com as melhores impressões do que viu. teceu algumas considerações, que passo adiante , para não ser fastioso,
Continuando, confidenciou a Dionísio Mendes:
"Sabe fui eu que mandei construir nos penedos do Vale Grande , a capelinha onde coloquei, Santa Luzia, promessa que fiz quando terrível doença quase me cegou completamente.Fui eu também que mandei erigir o cruzeiro, que encima o penedo mais alto no sitio de Porte de Caminhos, nos limites de Vidual de Baixo e Cabril.
Fui agora assistir ao 1º aniversário da inauguração, como é minha devoção e dever , o qual teve lugar no passado dia 8 (....).O Sr. Padre José Lourenço., meu bom amigo , digno pároco do Vidual, organizou uma peregrinação desde aquela localidade, até ao local da capelinha, durante a qual um rancho de meninas ensaiadas pelo referido pároco,entoou lindos cânticos religiosos, que me deixaram surpreendido. No dia 9 as 6 horas da manhã, foi celebrada missa tendo assistido a ela muito povo, o que me sensibilizou "
A conversa foi mais longa, irei revelar outros pormenores, num próximo apontamento.
Fica definitivamente esclarecido capelinha de Santa Luzia, foi inaugurada em 8 de Setembro, de 1932, não em 1930, como erradamente informam por exemplo, na Wikipédia e apontamentos autarquicos.
Curiosamente Francisco Pedro Simões,possuiu, importante loja de artigos eléctricos de Lisboa, na Rua 1º de Maio esquina para Rua Luís de Camões, Santo Amaro, frente a Carris;ainda conheci no tempo que frequentava a Escola Industrial de Marquês de Pombal. em Alcantara, muitas vezes apanhava ali eléctrico 15 para Belém.
Hoje quedo por aqui, mas podem aguardar que a tarefa continua enquanto for capaz...