Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

30.Mai.21

A SERRAÇÂO DE MADEIRAS DA PÓVOA DA PAMPILHOSA

Júlio Cortez Fernandes

Na década de 1920, funcionou na proximidade da povoação da Póvoa,  arredores da vila, serração mecanica, de madeiras, cujo "charriot" era movido pela força motriz das aguas da ribeira que banha a povoação.

O engenho e instalações respectivas, estavam situados, junto antiga estrada servindo a localidade, cujo traçado seguia depois do pontão de pau, transpunha curso de água, num ponto ao  fundo do sitio  Alto da Praia da Cadela, pela encosta fronteira a actual via.

A serração pertencia, abastada família, da freguesia de Alvares no vizinho concelho de Góis, que escolheu, a Póvoa, devido  abundância de arvoredo propicio obtenção de boa madeira.Curiosamente,não muito distante da aldeia existe o denominado: Vale dos Madeiros,

As pranchas de madeira serrada transportadas, por carro de bois, pelo caminho ligava Povoa, a aldeia de Moninho, e dai, até sitio dos Pereiros, pouco adiante da povoação de Moradias, onde  estava  "encalhada " a estrada nacional. Dos Pereiros a madeira seguia para a estação do caminho de ferro da Lousã,em camionetas de carga.

A sede da empresa,proprietária,estava na Portela do Vento, onde se cruzam a mítica estrada nacional Nº2, com a nacional  Nº112.

Durante alguns anos,seria mestre serrador nosso avô materno, Augusto Cortez; tendo  permanecer, muitas vezes noite e dia , na fábrica,para aproveitar todo caudal possivel da água da ribeira; nossa avó muitas vezes deslocava-se de Vale Covo a sete quilometros distancia, onde moravam para levar ao marido alimentação necessária,Tudo a pé,

Tempos duros, compensava sacrifício, porque salário auferido segundo dizia meu avô ,era dobro do  pago a quem trabalhava a jorna.

O nome correcto do povoado é Póvoa da Pampilhosa ou da Vila; os habitantes da vila , diziam simplesmente Póvoa, porque para eles com esse nome  somente existia aquela aldeia próxima.não havia confusão.

Assim  publicitavam em 1921, empresa dona da serração 

serração da povoa 21.png

 

 

1 comentário

Comentar post