Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

16.Nov.20

A PRAÇA DA VILA IDOS DE 1927

Júlio Cortez Fernandes

Praça Barão de Louredo, largo da Câmara , ou simplesmente a Praça ; era o centro da urbe, a " vila " como toda gente moradora, na Aldeia Velha, Barreiro, Outro Lado da Ponte, ou em qualquer outro, bairro da Pampilhosa da Serra, quando se deslocava a "baixa"  dizia: vou a Vila.

Na actualidade essa centralidade perdeu-se, o único estabelecimento comercial . ainda aberto, no largo, é loja da Armanda, filha do Armando, antigo industrial de padaria,nosso primo ; seu pai, Ti Certa, irmão da nossa avó paterna Maria  Olinda. E pormenor interessante Ti " Mabília ", mãe do Armando, sendo filha de Maria Cortez, era sobrinha do nosso avô materno Augusto de Vale Covo. 

Historicamente, importância económica da Praça, começou a ser relevante a partir da Revolução de 28 Maio 1926.Depois desse evento podemos afirmar, a Republica, se implantou ,finalmente, na Vila da Pampilhosa.

A maioria das pessoas mais influentes, zangadas com os elementos radicais republicanos, acantonados no Partido Democrático,onde pontificava o notário e empreiteiro de obras públicas, Eduardo Carlos,haviam decidido filar-se no Partido Nacionalista Republicano. Monárquicos até ao fim poucos restaram além de Henriques da Cunha.

Após o 28 de Maio de 26, um sopro de optimismo, tomou conta do ambiente económico e social da terra.

Reflexo desse clima, surgiram na praça alguns estabelecimentos comerciais, dos quais  deu brado na altura.

sapateiro.png

Para além deste, segundo apurei funcionaria no rés do chão da Casa dos Afonsos, existia a loja nova onde esta hoje a repartição de finanças, uma taberna , ao lado da Câmara, na esquina da Rua da Quinta com a do Ribeiro, uma alfaiataria, a casa do ensaio da Filarmónica, instalada na loja da sacristia da capela da Misericórdia, poderiamos afirmar ficava também na praça

A sapataria Pampilhosense, parece não durou muito tempo, vicissitudes, familiares diversas provocaram encerramento.

Hoje lembrança do estabelecimento quase se esfumou,fica este apontamento para memória futura