Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

22.Out.19

A PRAÇA DA PAMPILHOSA DA SERRA EM 1911 - OUTRA PERSPECTIVA

Júlio Cortez Fernandes

Como adenda do apontamento publicado neste espaço, deixo mais um valioso contributo de Belisário Pimenta através das fotos, obtidas durante estadia na Pampilhosa no longínquo ano de1911.

Esta imagem complementa e ajuda a conhecer melhor a envolvente da Praça, juntei as imagens deste modo para podermos ajuizar com probidade, o aspecto do local público mais importante da terra, tanto do ponto administrativo, como social e simbólico.

Não resta duvida naquela época o atraso material da Vila, deveria ser confrangedor quando comparado com idênticas sedes de Concelho de Portugal.

Na foto da esquerda vemos em primeiro plano, a casa no inicio da então baptizada - Rua 5 de Outubro que ligava a Praça ao sitio do Barreiro. A construção primitiva seria demolida mais tarde,  em seu lugar surgiria  estabelecimento, que deu brado no burgo, a "loja nova" assim designada pelo povo dado aspecto moderno e "avançado"  quando abriu ao publico.

Actualmente neste local funciona o serviço de Finanças do concelho de Pampilhosa da Serra.

Nesta imagem prende a nossa atenção, o ajuntamento dos assistentes ao comício Republicano, devido à indumentária escura que todos exibiam, davam ao conjunto tom tristonho e paupérrimo. 

Torno afirmar: Belisário Pimenta, com estas imagens proporciona mais informação acerca da Pampilhosa que qualquer livro com muitas páginas. Bem haja  tão ilustre visitante da nossa terra!

acoreto.png