Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

14.Nov.20

A PANDEMIA DE 1918

Júlio Cortez Fernandes

O tempo de angustia e temor que estamos vivendo, tem muitas "parecenças", com que enfrentaram  nossos antepassados em 1918,também de meados de Outubro a final de Novembro do mesmo ano.

No território de Pampilhosa da Serra, a "parca" como apelidaram a epidemia de gripe pnemonica,ou gripe espanhola,causou nas povoações do concelho, centenas de mortos.

Um nosso antepassado, talvez por razões genéticas felizmente, não foi atacado pelo vírus, sendo requisitado, para auxiliar remoção dos mortos, e ajudar aqueles casos que ficando infectados todos os moradores de uma casa, precisavam alguém que os tratasse.

O numero de óbitos foi tanto, os caixões acabaram, indo muitos para a ultima morada, simplesmente amortalhados em mantas ou lençóis.

Ainda me contou, num dia quando se dirigia a povoação de Aldeia Cimeira, na freguesia de Pampilhosa da Serra, junto a eira, cruzou-se com cortejo fúnebre de sete falecidos.

Habitações inteiras, ficaram vazias; todos os inquilinos pereceram. Uma tragédia, nessa ocasião fechavam e selavam entregando a chave na administração Municipal.

No cemitério paroquial da freguesia de Pampilhosa da Serra, quarta feira 30 de Outubro, foram sepultados 10 mortos , e no dia seguinte mais 6.

Segundo consegui apurar, a epidemia causou cerca de trezentos mortos em todo o concelho. As condições sociais e económicas que seguiram foram terríveis, provocando diminuição da população, e fomentando a emigração.

Actualmente, graças a Deus, não chegaremos a situação similar! 

Aguardo tempo em possa voltar a Pampilhosa matar saudades. Visitar a ultima morada de entes queridos,  em recolhimento dizer ao meu pai, "está a ver estou aqui escusa preocupar-se ". Para todos um abraço.

Esta é a entrada do cemitério municipal, da Vila, como está hoje em dia.

P2257291 (2).JPG

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.