Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

aguadouro

Pampilhosa da Serra - Roteiro dum "futrica"

16.Set.19

A FIGUEIRA DO PASSAL DO PADRE

Júlio Cortez Fernandes

Na Pampilhosa da nossa meninice faziam parte do quotidiano, árvores grandiosas de várias espécies, tal qual o " pau-ferro " no adro da igreja, o belo plátano do Canadá, plantado . perto da porta lateral de entrada da capela da Misericórdia, e cujo grosso caule servia de esconderijo , quando a malta brincava as " escondidas".

Lembro os cedros da entrada do Cemitério,nem sei se ainda existem , o castanheiro a sombra onde reuniam depois da festa do 15 de Agosto, os elementos da comissão , para confraternizarem animadamente.

As sobreiras da vinha, no sitio do antigo Hospital Concelhio, a nogueira do barroco da aldeia Velha, e outras que não citarei.

Com grande satisfação " descobri " bela e centenária figueira,mesmo debaixo do nariz, não fazia ideia da sua idade,

Vejam lá a figueira, junto a ponte, sobre a ribeira, frente ao adro, no antigo, passal do Pároco da Vila, já existia em 1911,conforme atesta documento abaixo, parciamente mostrado

apassal.jpg

Actualmente está na posse do Município, apresenta  caule de robustez e diâmetro notáveis.Partilho com os amigos a alegria do " investigador "  quando encontra algo de interessante.

Aqui fica  figueira, foi do Pároco desde  agora também  a  do " Júlio Cortez ", porque   " revelou " a " velhinha " . Desculpem a imodéstia, no fim do trabalho também se brinca.

P5077437.JPG

P5077439.JPG